Como Cobrir Tráfico Humano e Escravidão Moderna
Dates: 03 June 07 June | Location: Sao Paulo, Brazil
Application deadline: 06 May | Programme: Reporting on Trafficking and Slavery
Apply

This is an opportunity provided by the Reporting on Trafficking and Slavery programme: Find out more

O tráfico de seres humanos é maior hoje do que em qualquer outro momento da história. As estimativas atuais indicam que entre 21 milhões e 36 milhões de pessoas estão sujeitas à escravidão moderna, numa atividade que gera lucros ilegais avaliados em mais de 150 bilhões de dólares. A crise global de refugiados atingiu um valor recorde de 68 milhões de deslojados. É um dos mais importantes temas da atualidade. Ainda assim, uma grande parte da cobertura sobre tráfico humano e trabalho forçado é marcada por clichês, mitos e equívocos. Falta, muitas vezes, uma compreensão abrangente das causas deste flagelo e dos instrumentos para o combater.
O curso Como Cobrir Tráfico Humano e Escravidão Moderna, que a Fundação Thomson Reuters promove ao longo de uma semana em São Paulo, é uma oportunidade única para que jornalistas brasileiros adquiram competências, ampliem seu conhecimento e realizem reportagens acerca do tema, sob a orientação de jornalistas experientes da Fundação Thomson Reuters e de peritos na área.

Com apoio da Fundação C&A, o curso combina o saber de especialistas e atividades práticas, com foco na produção de reportagens de alto impacto e ampla disseminação.
Além de uma compreensão mais aprofundada da dimensão, natureza e causas do problema, os jornalistas ficarão conhecendo o que existe ou está sendo feito em termos de padrões globais para combater a escravidão moderna, inlcuindo convenções fundamentais, outros instrumentos internacionais e um novo protocolo, com vínculo jurídico, que obriga os países a agirem.
Será discutido o papel da mídia na sensibilização da opinião pública, na redução da vulnerabilidade e na responsabilização de governos, legisladores e empresas. Os participantes analisarão abordagens inovadoras no combate ao tráfico e trabalho forçado e na cobertura sobre migrações, refletindo também sobre a necessidade de respostas políticas integradas, além-fronteiras.
O curso abordará, em particular, a ética da cobertura sobre escravidão – da forma como interagir com sobreviventes traumatizados, à superação dos preconceitos e estereótipos dos próprios jornalistas. Falaremos ainda de questões de segurança, em particular no contato com fontes na cobertura do crime organizado.



 

ELIGIBILITY

CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE
Os candidatos devem ser jornalistas brasileiros, em regime de trabalho integral ou que escrevam regulamente para organizações de mídia do país. Os candidatos devem demonstrar compromisso com a carreira jornalística e ter pelo menos três anos de experiência profissional. Jornalistas que tenham participado de algum curso da Fundação Thomson Reuters nos últimos dois anos não poderão se candidatar.

FUNDING

FINANCIAMENTO
A Fundação Thomson Reuters irá arcar com os custos de deslocação e alojamento para jornalistas de fora de São Paulo.
 

SUBMISSIONS

CANDIDATURA
Na apresentação da candidatura, serão solicitados os seguintes documentos – por favor, tenha-os à mão:
•    Exemplos de dois trabalhos relevantes (máximo 5MB), acompanhados de uma síntese de 250 palavras em inglês.
•    Uma carta de seu editor, autorizando sua participação no curso e comprometendo-se a publicar/emitir as reportagens resultantes.
No ato da candidatura, será solicitada a submissão de uma ou mais ideias de reportagem. Essas propostas não serão partilhadas com ninguém.
Em caso de dúvidas ou dificuldade na candidatura, por favor envie um email para: TRFMedia@thomsonreuters.com
 

Apply
Reporting on Trafficking and Slavery
  • We provide journalists across the world with the necessary knowledge and skills to produce reports and undertake investigations on migration, human trafficking and modern slavery.

    Find out more

About Media Development

The Thomson Reuters Foundation is committed to fostering the highest standards of journalism worldwide. We believe accurate, impartial and independent journalism leads to better-informed societies. It holds power to account, strengthens the rule of law and contributes to economic and social development.

Find out more

More Opportunities
  • Equality and Tolerance
    Reporting on Human Trafficking and Modern Day Slavery
    Hyderabad
    20 January View
  • Equality and Tolerance
    Cómo cubrir la Trata de Personas y la Esclavitud Moderna
    Mexico City
    02 March View
  • Equality and Tolerance
    Reporting on Human Trafficking and Modern Day Slavery
    Bangkok
    13 July View

Contact our team

Get in touch

Email us

+44(0)20 7542 9633

More about us

Meet the team

Previous participant?

Reconnect with us

Keep in touch with us and view our latest opportunities