Reportagem sobre financiamento ilícito em África
Dates: 02 December 06 December | Location: Maputo
Application deadline: 06 November | Programme: Wealth of Nations - Illicit finance (NORAD)
Apply

This is an opportunity provided by the Wealth of Nations - Illicit finance (NORAD) programme: Find out more

Datas: Segunda-feira, 2 de dezembro – sexta-feira, 6 de dezembro de 2019 | Local: Maputo, Moçambique

Aceitamos candidaturas numa base contínua; apresente a sua o mais cedo possível.

A Fundação Thomson Reuters procura jornalistas, estabelecidos em qualquer ponto de África, que estejam motivados para compreender como o seu país poderá estar a perder dinheiro por meios ilícitos. 

O programa Riqueza das Nações constitui um compromisso de longo prazo e os jornalistas participantes devem comprometer-se com todos os elementos do programa assinando um acordo para o efeito. Estes elementos incluem:

  • Formação intensiva em reportagem sobre financiamentos ilícitos 
    • primeiro workshop terá lugar de segunda-feira, 2 de dezembro, a sexta-feira, 6 de dezembro de 2019, em Maputo
    • Os participantes selecionados serão convidados para um workshop de seguimento no início de 2020
  • A produção de reportagens ou investigações sobre fluxos financeiros ilícitos
  • Um programa de orientação e apoio que ajudará a produzir estas reportagens
Só se considerará que os jornalistas completaram o programa quando tiverem concluído todos os elementos, que também incluem, para aqueles que forem selecionados, a produção de pelo menos uma reportagem ou investigação sobre fluxos financeiros ilícitos, e assim sendo, só receberão os seus certificados nesse momento.

VANTAGENS DO PROGRAMA
  • Se for selecionado(a), participará num workshop intensivo (5 dias) que abordará financiamentos ilícitos, reportagem sobre empresas, contabilidade, orçamentos e técnicas de investigação. Os workshops terão lugar em Maputo. 
  • O participante deverá propor uma ou mais ideias para reportagens em que pretende trabalhar no âmbito do programa; caso seja selecionado para receber orientação, disponibilizaremos jornalistas experientes que prestarão acompanhamento às suas reportagens até à sua publicação/transmissão. Dispõe de um máximo de 3-6 semanas para concluir qualquer reportagem encomendada através do programa. A nossa expetativa é que publique a sua reportagem até ao fim de fevereiro de 2020.
  • Os participantes selecionados receberão um pequeno financiamento para ajudá-los a preparar as suas reportagens ou investigações; aqueles que receberem apoio financeiro poderão ter outras oportunidades de formação.
  • Terá igualmente acesso a ideias para reportagens e aconselhamento editorial e será convidado(a) a partilhar os seus conhecimentos e experiência com participantes de outras regiões.

Who Can Apply

Procuramos: 

  • Jornalistas com um mínimo de dois anos de experiência profissional.
  • Será vantajoso se estiver familiarizado(a) com o jornalismo investigativo e reportagem sobre finanças e/ou, de forma mais geral, tiver alguma experiência de jornalismo económico, mas se tiver uma forte motivação para conhecer e entender estas questões, consideraremos a sua candidatura.
  • Deve ter disponibilidade para passar um período de tempo significativo a trabalhar nas reportagens ou investigações sobre financiamentos ilícitos.
  • As candidaturas estão abertas a jornalistas independentes e jornalistas do quadro. Os jornalistas que trabalhem para uma organização noticiosa devem obter a autorização do seu chefe de redação para participarem. Os jornalistas independentes devem apresentar prova de que um ou mais órgãos de comunicação social estão dispostos a aceitar o seu trabalho.
  • Os jornalistas que trabalhem num ou em vários meios de comunicação podem também candidatar-se (meios impressos, digitais, rádio ou televisão).
  • Os jornalistas devem estar estabelecidos em África e trabalhar para um ou mais órgãos de comunicação social.
  • Os jornalistas candidatos devem falar fluentemente a língua portuguesa. 

Course Logistics

Os candidatos bem-sucedidos receberão uma subvenção que cobrirá as despesas com viagens aéreas (classe turística), alojamento, deslocações locais e refeições. Note que cada candidato deve verificar as exigências em matéria de vistos e assegurar que tem a documentação necessária. O custo do visto e outros custos associados serão da responsabilidade do participante. 

Caso seja selecionado(a) para o programa de orientação, a subvenção máxima que podemos atribuir para a realização da reportagem é de 1000 USD. Tenha em conta que as subvenções concedidas variam em função dos recursos previstos necessários para escrever a reportagem. Os custos propostos sem uma justificação circunstanciada não serão considerados.

Meet Our Experts

  • Dois exemplos de artigos publicados
  • Uma carta do seu chefe de redação a autorizar a sua participação e a confirmar que publicará uma eventual reportagem produzida através do programa
Por favor tenha estes elementos já preparados antes de começar a preencher o formulário de candidatura.

Apply
Wealth of Nations - Illicit finance (NORAD)
  • Wealth of Nations is an award-winning programme run by the Thomson Reuters Foundation in collaboration with some of Africa's leading organisations promoting excellence in journalism. The project is supported by Norway’s development agency, Norad.

    Wealth of Nations was named the winner of the International Capacity Building category at the British Expertise International Awards 2017, which recognise outstanding international work done by UK-based organisations. 

    Find out more

About Media Development

The Thomson Reuters Foundation is committed to fostering the highest standards of journalism worldwide. We believe accurate, impartial and independent journalism leads to better-informed societies. It holds power to account, strengthens the rule of law and contributes to economic and social development.

Find out more

Contact our team

Get in touch

Email us

+44(0)20 7542 9633

More about us

Meet the team

Previous participant?

Reconnect with us

Keep in touch with us and view our latest opportunities

Update cookies preferences