Comunicações | Fellowship em duas vias sobre como comunicar os temas de transição justa 2023
Dates: 23 May 15 June | Location: Sao Paulo and Online
Application deadline: 08 May | Programme: Exploring the Nexus Between Climate, Inequality and Labour Rights
Apply

This is an opportunity provided by the Exploring the Nexus Between Climate, Inequality and Labour Rights programme: Find out more

Datas: semanalmente, de 23 de maio a 15 de junho de 2023

23/05, 31/05, 07/06 - 9:00-13:00 (Zoom)/hora do Brasil 

14/06, 15/06 - 9:00-17:00 (presencial)/hora do Brasil

Local: híbrido, São Paulo, Brasil

Prazo de inscrição: 8 de maio de 2023

Idioma: Português


Como comunicar os temas da transição justa para uma economia verde e da interseção entre ação climática, desigualdade e direitos trabalhistas.


O que é transição justa?

As mudanças climáticas são um desafio mundial complexo e urgente, cujos impactos aumentam a desigualdade social entre as mais diversas populações e, significativamente, entre trabalhadores. À medida que setores econômicos são incentivados a adotar práticas mais sustentáveis, uma ação climática mal planejada ou a inação colocam trabalhadores em situação vulnerável, expondo-os a condições de precariedade e insegurança. Nesse contexto, a “transição justa” representa um caminho para uma economia de baixo carbono, no qual o futuro e a subsistência de trabalhadores e comunidades locais vulneráveis são assegurados.

Você está procurando desenvolver habilidades de mídia ou digitais de sua organização? 

Aprenda como melhor engajar, informar e inspirar através de nosso curso híbrido gratuito!

O desenvolvimento de planos estratégicos de comunicação, o conhecimento sobre as mais novas mídias e tendências digitais, a garantia de que informações importantes sobre seu trabalho cheguem ao público certo da maneira mais eficaz possível podem ser um desafio, especialmente para organizações que trabalham no nicho da área climática.

Na Thomson Reuters Foundation acreditamos que as OSCs/ONGs são cruciais para fazer o trabalho diligente de criação de caminhos na condução de Transições Justas para uma economia mais verde. Gostaríamos de apoiar tais iniciativas, aproveitando nossa experiência mundial em comunicação e jornalismo e oferecer um curso gratuito de comunicação para organizações no Brasil que trabalham neste importante setor. 

Estrutura do curso

O curso híbrido de comunicação gratuito será composto por uma série de 4 semanas de treinamento nas

quais as OSCs/ONGs receberão treinamentos em paralelo com os jornalistas da área climática. Duas das sessões semanais serão oferecidas remotamente pelo Zoom, enquanto as duas sessões restantes serã realizadas presencialmente em São Paulo, Brasil. Haverá sessões conjuntas para incentivar a troca de conhecimento e a formação de redes que permitirão às organizações criar aliados no setor de mídia e jornalismo para compartilhar seu trabalho com um público mais amplo.

Clube de ex-alunos

Ao término do programa, os participantes terão acesso ao clube de ex-alunos da Fundação, que proporcionará um espaço virtual para o desenvolvimento profissional contínuo, consistindo em atividades variadas, incluindo palestrantes convidados, masterclasses, networking, planos de comunicação e sessões sobre assuntos específicos. Os ex-membros também terão a incrível oportunidade de serem selecionados como delegados na Conferência anual da Thomson Reuters Foundation em Londres, com passagens aéreas e acomodação incluídas.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

Após este curso, você contará com habilidades necessárias para:

  • Segmentar o público/interessados
  • Construir mensagens-chave
  • Mapear campanhas de comunicação
  • Aprimorar as técnicas de realização de entrevistas e apresentações
  • Fazer marketing digital e utilizar ferramentas de treinamento de habilidades multimídia

Ao aproveitar as oportunidades de compartilhamento de conhecimento e criação de uma rede de contatos com jornalistas do setor climático por meio da estrutura paralela de Comunicação e de Reportagem do programa, você ampliará suas conexões e engajamento com a mídia. Para facilitar um engajamento significativo, você desenvolverá seu entendimento sobre os princípios do Jornalismo de Soluções como um novo ângulo para comunicar seu trabalho por meio de jornalistas e diferentes tipos de

veículos de mídia. Além disso, você desenvolverá seu entendimento sobre a interseção entre mudança climática, desigualdade e trabalho, os riscos que as mudanças climáticas representam e as ações que estão sendo tomadas atualmente considerando os desafios sobre as questões intersetoriais que estão surgindo à medida que o mundo transita para economias mais verdes.

Não perca esta oportunidade e inscreva-se antes do prazo de 8 de maio de 2023.

FORMATO DO CURSO

  • Uma série de sessões híbridas e interativas será conduzida pelo Zoom e presencialmente. As sessões on-line ocorrerão durante 2 dias parciais, enquanto as sessões presenciais ocorrerão durante 2 dias inteiros em São Paulo. Cada uma das sessões on-line durará quatro horas durante a manhã com atividades e intervalos, e cada uma das sessões presenciais durará os dias úteis completos, com intervalos regulares.
  • Os participantes devem ser capazes de se comprometer com as leituras off-line e as tarefas a serem feitas em seu próprio tempo durante o evento ou entre as sessões.
  • O curso será ministrado em português. A proficiência em inglês é uma vantagem.
  • Os participantes das OSCs devem estar preparados para discutir seus planos para uma próxima atividade de comunicação, como uma conferência, evento ou lançamento de relatório, e usá-la como base para a implementação de novas habilidades aprendidas durante o programa.
  • As acomodações e viagens dos participantes de ida e volta para São Paulo para as 2 sessões presenciais serão cobertas pela Thomson Reuters Foundation dentro de um limite razoável. 

Elegibilidade

  • Os candidatos devem ser funcionários de OSC em tempo integral com uma função em comunicação e envolvimento com a mídia.
  • O curso será ministrado em português. A proficiência em inglês é uma vantagem.
  • Os candidatos devem ter um mínimo de três anos de experiência profissional.
  • Os candidatos devem ter acesso a internet com velocidade mínima de 8Mb/segundo. (Você pode verificar a velocidade do seu dispositivo fazendo o teste em www.speedtest.net). O apoio financeiro para a compra de dados de Internet pode ser disponibilizado durante o período do curso.
  • Os candidatos precisam ter acesso a um computador para participar do curso; a participação a partir de um celular ou smartphone não será possível. 

Visão geral das apresentações 

Ao inscrever-se, você será solicitado a enviar os seguintes documentos - por favor, tenha-os em mãos:

  • Forneça um resumo de no máximo 250 palavras de uma atividade de comunicação ou campanha de engajamento com a mídia em sua organização na qual você desempenhou um papel central. Descreva a atividade, seus objetivos de comunicação e em que medida eles foram alcançados. Descreva as habilidades ou informações estratégicas de comunicação que você acha que lhe ajudariam a alcançar melhores resultados em campanhas similares no futuro.

Se você tiver alguma dificuldade para se candidatar, por favor, envie um e-mail para a coordenadora do projeto em Moe.Sasaki@thomsonreuters.com com cópia para Maria Almyraki Maria.Almyraki@thomsonreuters.com.

Apply
Exploring the Nexus Between Climate, Inequality and Labour Rights
  • Exploring the Nexus Between Climate and Inequality, specifically on Labour Rights

    Find out more

About Media Development

The Thomson Reuters Foundation is committed to fostering the highest standards of journalism worldwide. We believe accurate, impartial and independent journalism leads to better-informed societies. It holds power to account, strengthens the rule of law and contributes to economic and social development.

Find out more

Contact our team

Get in touch

Email us

+44(0)20 7542 9633

More about us

Meet the team

Previous participant?

Reconnect with us

Keep in touch with us and view our latest opportunities

Update cookies preferences